1/15/2017

10 bibliotecas conhecidas no mundo

Sabemos que todo amante da leitura adora conhecer e estar em uma boa biblioteca, pensando nisso resolvemos curiar algumas das melhores bibliotecas do mundo. Confira abaixo 10 das mais famosas!

1- Biblioteca do Congresso: Com mais de 30 milhões de livros, a biblioteca do congresso é uma das mais importantes e mais antiga biblioteca dos Estados Unidos. Considerada uma das maiores do mundo, ela se localiza no Distrito de Columbia.


2- Biblioteca Marciana: Fundada no século XV, a Biblioteca Marciana (biblioteca de São Marcos) se localiza em Veneza e é uma das maiores da Itália. Com milhares de livros e manuscritos ela enriqueceu graças as inúmeras doações recebidas desde a fundação.


3- Biblioteca Pública de Boston: A primeira biblioteca municipal dos Estados Unidos, a Biblioteca Publica de Boston foi fundada em 1848, abriga mais 20 milhões de livros e manuscritos raros. Ela também é conhecida por sua beleza e sua grandiosidade em relação á sua sala de leitura.


4- Biblioteca de Abadia de Admont: Fundada em 1074, essa é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil livros e mais de mil manuscritos. Ela se localiza na região central da Áustria.


5- Biblioteca do Parlamento: Fundada no século XVIII, possui mais de 600 mil exemplares, apesar de boa parte de sua coleção ter sido destruída em 1906 por um incêndio ocorrido em seu prédio original. A Biblioteca do Parlamento se localiza mais especificamente em Ottawa, Canadá.


6- Real Gabinete Português de Leitura: Esta biblioteca foi fundada em 1837 no Rio de Janeiro, possui mais de 300 mil exemplares e tem como uma de suas características andares que parecem labirintos.


7- Biblioteca Apostólica Vaticana: Fundada por Nicolau V em 1450, essa biblioteca é a mais antiga da Europa. Além de possuir mais de 1 milhão de livros, ela também tem em sua coleção a bíblia mais antiga do mundo. Suas coleções de manuscritos são divididas por língua e seus códices são sequencialmente numerados.


8- Biblioteca da Universidade de Delft: Aparência moderna e luz natural são umas das características dessa biblioteca. É um edifício sustentável construído em 1997 no oeste dos Países Baixos.


9- Biblioteca Publica de Vancouver: Com 8 milhões de livros, essa é a terceira maior biblioteca do Canada. Foi inaugurada em 1995 e é bastante conhecida por seu projeto sustentável e seu telhado ecológico, criado pela paisagista Cornelia Oberlander.


10- Sala de Leitura do Museu Britânico: Essa sala existe desde 1857, ela se encontra dentro de um dos maiores museus do mundo, e além da sua admirável arquitetura, ela guarda as maiores coleções. Karl Marx foi uma das pessoas importantes que já utilizou essa sala.


Bruna Domingos

2 comentários:

  1. Oi Bruna,
    Que lugares mágicos hein? *-*
    Sou apaixonada por bibliotecas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Como não sonhar com essas livrarias, para nós leitores isso é o paraíso! Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir