6/30/2015

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Titulo: Harry Potter e a Pedra Filosofal 
Autora: J. K. Rowling
Editora Rocco
Páginas: 224
Onde Comprar: Saraiva
Sinopse: 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventurar que irão ensiná-lo sobre a vida.

Resenha: Órfão e ainda bebê, Harry Potter é entregue aos tios, os Dursley, pelo bruxo chamado Alvo Dumbledore. Sem saber de sua verdadeira origem, Harry cresceu sendo maltratado por Valter e Petúnia, além de passar todas as noites dormindo embaixo da escada da casa. Em sua testa havia uma cicatriz em formato de raio, fato que estava totalmente ligado a seu passado e que descobria ao completar 11 anos, ano em que Harry recebe uma carta lhe chamando para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. 
Durante a viagem até a escola, Harry vai fazer amizade com Rony e também vai conhecer Hermione, uma bruxinha inteligente e toda certinha. Já em Hogwarts vai fazer varias descobertas e alguns inimigos também, como Draco Malfoy. Além das aventuras e dos jogos de Quadribol, Harry Potter perceberá sua importância para o mundo dos bruxos e vai ver que Malfoy não é nem 1% dos seus problemas.

Não estava nos meus planos ler Harry Potter tão cedo, nunca foi um livro que me causasse curiosidade ou que me interessasse, porém boa parte dos meus amigos leitores são super fãs e a insistência deles venceu. Quando comecei a ler, uma das coisas que foram me chamando atenção foi a forma de escrita da autora. É simples, mas não é o tipo de escrita que dá pra perceber que é o primeiro livro da pessoa. Não sei se estou conseguindo explicar certo o que quero dizer, mas para o seu primeiro livro, J. K. foi invejável. Outro ponto que gostaria de destacar são os personagens com características únicas, acredito que na época em que Harry Potter foi lançado, isso tenha sido algo bem singular. Hermione e Rony foram os que mais gostei, principalmente Hermione que para mim, se tornou mais especial que o próprio Harry. Durante as descrições que temos de Rony, eu não aposto no garoto, mas acredite, ele tem um papel bem importante para a solução do problema final da história. Voldemort ainda é um personagem misterioso, mas já tenho ideia de sua real relevância. E como na internet chove spoiler, eu soube de mais algumas coisas sobre ele. 

Ainda há vários pontos de interrogações sobre a história em minha cabeça, como por exemplo: Por que Voldemort não matou Harry Potter? Como e por que ele sobreviveu? e Por que Severo Snape (professor de poções e mais um personagem intrigante) odeia tanto Harry Potter? Questões que parecem vagas se você apenas ler a resenha. Portanto, sim, eu super indico e peço que leiam, vale a pena. É um livro fácil e a leitura flui rápido, em breve lerei Harry Potter e a Câmara Secreta para entender um pouco mais dessa série.

O problema é que os humanos tem o condão de escolher as coisas que são piores para eles.
-Bruna Alves 

10 comentários:

  1. Bruna, ao terminar de ler a Saga, você vai perceber como J.K. é detalhista e faz com que tudo se interligue perfeitamente. É fascinante! Você vai adorar :)) adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem ansiosa pra descobrir todas essas coisas, pela forma que a J.K. me prendeu nesse primeiro livro, acredito que vou gostar bastante <3

      Muito obrigada pela visita, Beijos! :D

      Excluir
  2. ainda não li essa saga,não é muito meu estilo,mas essa capa é tão linda!
    http://unhas-e-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito boa, quando puder leia sim =D

      Excluir
  3. Eu amo a saga Harry Potter, os livros são encantadores e a história é muito boa <3
    Lembra a minha infância!

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu adorei ter começado a ler, já já terminarei toda a saga hehe :D

      Excluir
  4. Oi, Bruna! Tudo bem? Eu também nunca tive interesse em ler Harry Potter, mas depois de as pessoas falarem tantas coisas boas a respeito dele, eu resolvi dar uma chance para o livro. Ainda não o li, mas espero fazer isso em breve! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li e vi o filme, adoro ambos! O livro contém mais detalhes e deixa a gente criar mais na nossa mente enquanto estamos lendo né? Já o filme é mais mágico e cheio de efeitos, o que eu adoro também. Quero ler agora o segundo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também li HP por insistência, mas amei! Eu também tinha essas dúvidas no primeiro livro e ao chegar o final da série, é ainda mais incrível porque tudo se explica e fecha um circulo. AMO Hermione, é uma das minhas personagens favoritas da vida.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dos anos que recomendo essa saga para você! Fico feliz que não se arrependeu é realmente espetacular acompanhar a jornada do Harry!

    Beijos, Vanessa
    (http://amamosaleitura.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir