4/10/2015

Dias de Foca: Eu escolhi jornalismo

Eu não me recordo ao certo o momento em que eu disse "É jornalismo que eu quero", aliás a minha relação com esse curso aconteceu de forma bem natural e rápida. Natural porque na minha mente foi como se eu acordasse em um dia (que não me recordo) e dissesse "eu quero jornalismo" e rápida porque não demorei muito tempo pra descobrir isso. Não tive aquela fase "Minha nossa, não tenho a minima ideia de qual curso quero fazer" e nem me dediquei à testes vocacionais.

Lembro que quando eu estava na oitava série eu queria fazer psicologia, mas nunca tinha parado pra pesquisar sobre a profissão e tudo que ela faz. Mas quando entrei no colegial as coisas foram mudando, meu habito de ler e escrever estavam bem mais fortes e quando ouvi que uma amiga minha queria encarar jornalismo eu fui pesquisar e -  tchãraamm - me identifiquei completamente com o curso.

Atualmente estou no terceiro semestre. E quero explicar como surgiu a ideia de criar esta coluna no blog. No dia 09/03, minha professora de Técnica de Redação, Fernanda Mariano, nos deu um desafio enquanto explicava sobre coerência e coesão nas redações. Esse desafio consistia em relatarmos em um diário os nossos dias como foca. Onde e a forma como isso seria relatado não importava muito, desde que treinássemos a nossa escrita através desse diário. Me animei bastante com a ideia, seria mais um motivo para gastar meu tempo escrevendo, e me senti na obrigação de encarar o desafio. A forma como eu iria fazer isso foi muito fácil de escolher, pelo fato de já usar o Blogger há um tempo essa foi minha primeira opção. Pra quem não sabe, Foca é o simbolo dos jornalistas iniciantes, por isso a ideia do nome "Dias de Foca". 
Quero contar aqui tudo sobre o que aconteceu e acontecerá comigo em relação à profissão e ao curso de jornalismo. Quero deixar registrado sobre as matérias e o meu desenvolvimento como estudante e profissional, além de, claro, exercitar a minha escrita porque no fim das contas é essa a minha real intenção. Vou atualizar esta coluna em dias aleatórios, assim terei bastante tempo para deixar tudo bem elaborado. Espero conseguir cumprir esse desafio com fidelidade e que eu possa vir a crescer com tudo isso.
-Bruna Alves

Um comentário:

  1. Parabéns, Bruna! O visual do blog está demais e caramba agora terei um diário sobre você e o dia-a-dia do jornalismo.

    Adorei a ideia da sua professora.

    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir