11/22/2013

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

Titulo: O Morro dos Ventos Uivantes
Autora: Emily Bronte
Editora Lua de Papel
Paginas: 200
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: "SE O AMOR DELA MORRESSE, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."
O livro favorito do casal do momento: Bella e Edward! Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos belos personagens de Stephenie Meyer.

Resenha: O morro dos ventos uivantes foi um livro que marcou meu colegial na escola. Eu o li quando estava no primeiro ano e agora que estou terminando o terceiro a escola nos presenteou com um kit de livros. Fiquei MUITO feliz ao vê-lo bem no finalzinho da caixa e ao reler algumas partes vi que era justo resenha-lo aqui.  Este romance de Emily Bronte nos conta a história de Heathcliff e Catherine, duas pessoas que vão viver um amor impossível. 

Catherine e Hindley, seu irmão, moravam em uma fazenda que se chamava morro dos ventos uivantes,  e num certo dia o pai deles, ao chegar de uma viagem, traz consigo um menino negro de origem cigana e que teve o nome atendido por Heathcliff. Esse garoto sempre foi tratado mal por todos da casa, menos por Cathy que acabará se tornando sua melhor amiga e seu único amor. Na adolescência as coisas começam a ficar mais sérias entre eles, Catherine já decidida, não quer se casar com Heathcliff pelo simples fato dele ser pobre e acaba por se casar com Edgar, um rapaz rico e de boa família.

Heathcliff por sua vez vai embora se sentindo traído, voltando somente após três anos, disposto a se vingar de todos, não deixando de fora nem a Catherine. Depois que se casou por dinheiro, sua vida nunca mais foi a mesma, Cathy carregou consigo uma culpa e um arrependimento infinito por nunca ter lutado pelo seu verdadeiro amor e isso a deixará doente. A raiva de Heathcliff também o deixará louco e sua obsessão por tornar infeliz a vida de todos que o cerca aumentará a cada dia.

Essa foi uma das histórias mais intensas que já li, é um livro com palavras bem desenvolvidas e ao mesmo tempo carrega uma simplicidade quase transparente. Emily construiu personagens com personalidades fortes, praticamente reais. A começar pela Catherine, uma mulher romântica e totalmente egoísta e depois Heathcliff, que acabou se tornando uma vitima do amor e da vida e que usou isso para dar a volta por cima. Eu o considero como um homem que sacrificou sua felicidade para viver a base da vingança e do ódio. Não posso deixar de ressaltar o cenário sombrio e frio em que os personagens viviam, isso ajudou bastante na hora de formar uma imagem triste da história.

O morro dos ventos uivantes é um romance vingativo, trágico e maduro. Um dos meus livros favoritos e que agora estou recomendando a todos. Esse é o tipo de romance que prende você até o final, um verdadeiro clássico da literatura estrangeira.

-Bruna Alves

12 comentários:

  1. Eu estou lendo este livro, e confesso que não estou gostando muito de como a história esta se desenvolvendo, eu estou com tando ódio dos protagonistas!! Mas tenho de dar os parabéns a escritora pois apesar de morrer de ódio não consigo desgrudar do livro!!

    ResponderExcluir
  2. Oie Bruna =)

    Só uma frase define esse livro para mim: " Simplesmente perfeito!"
    Mas ele é aquele tipo de livro que você precisa estar no "clima" para ler. Das duas primeiras vezes que comecei a ler eu desisti por achar a história muito parada, mas na terceira vez e um pouco mais velha já, conseguir assimilar e me encantar com esse clássico lindo *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Desde que li Crepúsculo e a Bella citou este livro como o preferido dela, que eu venho tentando lê-lo também, mas ainda não tive a oportunidade. Adorei sua resenha, bem esclarecedora. Espero poder lê-lo em breve!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas assisti a primeira versão adaptada para o cinema e comecei a assistir a nova versão. Não gostei da história, na verdade, detestei. Acho que nunca desejarei ler esse livro, não consigo entender como tanta gente o considera como favorito.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistir só o filme não há graça :( mas pra você entender o porque todo mundo gosta dele, você deveria tentar lê-lo e entender qual é a verdadeira mensagem que o livro traz! ;)

      Beijos!

      Excluir
  5. Tenho bastante vontade de ler este livro pois tem bastante comentários diferentes rolando pela net, gostaria de ter minha própria, ainda tomarei vergonha na cara para ler-lo. ;)

    Abraços
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Retribuindo a visita amei o blog.... pois adoro ler.
    Parabéns e sucesso.
    Beijos
    http://lucienegodoy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, tudo bom?

    Olha, eu tenho esse livro e sinceramente, ainda não consegui iniciar a leitura! Sempre olho pra ele e desanimo!
    Gostei de sua resenha, mas ainda não quero ler :P

    Abraço,
    Adriano || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, então... Eu queria ler O Morro dos Ventos Uivantes justamente por todo o seu sucesso. Mas, não sei se a história dele seria algo que me prenderia no momento! Sinto que não iria gostar caso lesse agora, então vou esperar um pouco.
    Enfim, adorei a resenha, foi ótima =)

    Beijos, Mayara
    Recordando Palavras
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu peguei esse livro para ler da biblioteca, aproximadamente na página
    80, cansei dele e abandonei.
    Achei ele muito parado kk...
    ótima resenha
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre, sempre quis ler esse livro, mas o tempo e o dinheiro não deixaram rs. Eu amei a capa, o título e a temática e vale salientar que, aproveitando o final de ano, ele seria um ótimo presente de natal heheheh.

    beijos.
    www.like-a-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna!
    "O Morro dos Ventos Uivantes" também é um dos meus livros favoritos! Como você disse, os personagens tem personalidades fortes e foram muito bem construídos. Considero Heathcliff um dos personagens mais complexos e fascinantes da literatura (não é à toa que muita gente o odeia. Eu, particularmente, direciono o meu "ódio" à Catherine e ao seu egoísmo).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir