11/28/2013

Resenha: Coração de Tinta

Titulo: Coração de Tinta
Autora: Cornelia Funke
Editora Cia das Letras
Paginas: 456
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Resenha: Coração de Tinta é mais um livro que me marcou bastante, já faz um tempo que eu o li e mesmo assim não consigo esquecer. Portanto, nada mais justo do que resenha-lo aqui. Este livro conta a história de Mortimer, um ótimo restaurador de livros, que teve a infelicidade de ter em mãos um livro chamado Coração de Tinta. Mortimer cultivava um amor imenso pela literatura, mas o estranho era que ele nunca lia para sua filha Meggie. 

Em uma noite chuvosa os dois receberam a visita de um homem chamado Dedo Empoeirado, sem entender o que estava acontecendo, Meggie apenas obedece seu pai e se prepara para se mudar. Depois dessa visita tudo começa a ficar estranho para a menina, mas o que ela não sabia era que seu pai tinha o incrível dom de trazer para vida real os personagens de qualquer livro que ele pudesse ler (por isso Mortimer nunca lia para sua filha) e Dedo Empoeirado era um desses personagens. E por que eles sempre estavam se mudando? Mortimer fugia de um dos personagens do livro Coração de Tinta, que ele mesmo tinha trago a vida real, o temido se chamava Capricórnio e estava sempre atrás de Mortimer para pegar o livro de volta.

Em relação à Coração de Tinta, Mortimer não poderia entrega-lo de jeito nenhum. Porque no dia em que ele trouxe, sem querer, os personagens Capricórnio, Dedo Empoeirado e Basta, sua esposa Theresa entrou no livro - era sempre assim, quando algo saía outra entrava. E ele só guardava o livro porque tinha esperança de que conseguiria tira-la de lá. 

Mortimer terá uma grande aventura e um desafio enorme ao enfrentar Capricórnio, pois esse vilão terá ao seu lado seres literários que dificultará ainda mais a vida dele e de sua filha. Sem contar com o temido Sombra, que está preso no Coração de Tinta e Capricórnio vai tentar, de todas as maneiras, solta-lo para dominar tudo aquilo que deseja. Como já disse antes, este livro me marcou bastante e é um dos meus favoritos. Vou ser bem sincera e dizer que nunca li um livro que incentivasse tanto a leitura através de uma história tão caprichada. Cornelia Funke me surpreendeu do começo ao fim, sempre me fazendo querer mais e mais.

Mergulhar nesta história é como mergulhar em um mundo encantado, com fadas, duendes e vilões perigosos. Além do mistério que envolve o enredo, nós nos deparamos com um cenário doce e ao mesmo tempo sombrio, é algo incrivelmente bem construído. Os personagens tem características únicas, alguns deles tentados pela ganancia, outros pela maldade e alguns procurando por uma felicidade que aparentemente está longe de ser alcançada.

Dedo Empoeirado foi o que mais me chamou atenção e se tornou um dos meus favoritos. No começo é um pouco difícil de definir em que lado ele está e apesar dele fazer besteiras em alguns momentos, é impossível não se encantar pelo dominador/encantador de fogo, afinal tudo o que ele queria era voltar para sua casa (livro) e continuar vivendo como antes. Meggie é uma garota doce e que também carrega consigo a mesma paixão de seu pai pelos livros e durante a leitura você vai descobrir algo fantástico sobre ela.

Para mim este livro merece 10... 20 estrelinhas, eu super recomendo. Tenho certeza que depois de lê-lo sua paixão por livros e fantasias vão crescer ainda mais. Vale muito a pena.

-Bruna Alves

9 comentários:

  1. Sou doida para ler este livro, quem sabe consigo comprar nas promoções de amanhã xD

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Bruna =)

    Recebi esse livro semana passada e estou doida para ler *-*
    Só pelo filme já posso imaginar que ele é fantástico ♥

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Quero muito muito muito ler essa série, mas é meia carinha e opto por outros livros mais baratos na hora da compra.
    Enfim, ótima resenha. Não vejo a hora de ler logo e vir aqui comentar o que achei.

    Juliano (diariodeumledor.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso ler esse livro. Quase comprei ele na sexta, mas não consegui fechar o pedido.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de vontade de ler essa trilogia *O*
    Quem sabe um dia \o
    Ia comprar sexta mais submarino ficou de palhaçada comigo então..
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo fala tão bem desse livro, mas nunca tive oportunidade de ler =/
    Ele está há algum tempo na lista de desejados... vamos ver se ganho no natal, né? Sempre há esperança rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme e me apaixonei! Ele simplesmente fala sobre tudo que um leitor já pensou em vivenciar e também dos riscos de tais coisas... É simplesmente incrível!
    E se eu já gostei do filme, imagina quando eu ler... Deve ser realmente maravilhoso como você disse <3

    Beijos, Mayara
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, lindo o seu blog.
    Já tinha ouvido o nome desse livro mas não sabia como era a história. É linda! Quero ainda mais lê-lo! Os personagens tem nomes bem diferentes, né?
    Sua resenha ficou muito legal!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Coração de Tinta representa o sonho de todo leitor: ter seu personagens na sua frente, em sangue e osso, ao vivo e a cores *-* Como eu adoraria...
    Adorei sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir