11/04/2013

Resenha: A Caminho do Verão

Titulo: A Caminho do Verão
Autora: Sarah Dessen
Editora iD
Paginas: 416
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer. 

Resenha: Neste livro Sarah Dessen nos conta a história de Auden, uma jovem totalmente dedicada aos estudos e que está alheia a qualquer tipo de vida social que não envolva escola ou faculdade. Ela tem um bom relacionamento com sua mãe, porque depois da separação de seus pais foi com ela que Auden ficou. E foi com ela que Auden aprendeu a se dedicar aos estudos tão intensamente, desprezando qualquer outra forma de divertimento.

Em um dia como outro qualquer Auden recebe através da namorada de seu irmão, Hollis, um presente. Este presente era um porta-retratos com a foto dele e na base estava gravada a seguinte frase "O melhor de todos os tempos". Auden analisou por um bom tempo esta frase e ficou se perguntando se ela tinha ou se poderia ter o melhor de todos os tempos em sua vida. Foi então que tomou uma decisão que mudaria todo o seu percurso, ela passaria o verão na casa de praia do seu pai na cidade de Colby.

Ao chegar em Colby, Auden começa a passar por momentos que vão mudar totalmente o seu modo de pensar em relação as coisas, ela vai se descobrir uma pessoa totalmente diferente do que costumava ser. E entre um passeio e outro ela vai conhecer Eli, um cara quieto, misterioso e que leva consigo um trauma que o afasta de tudo e de todos que costumavam ser seus amigos, mas que não vai conseguir se afastar de Auden pelo simples fato de ela o tratar de uma forma unica e porque os dois possui um numero significativo de coisas em comum e não comum. A partir daí Auden embarca com Eli em uma busca para experimentar tudo aquilo que perdeu em sua infância e em sua adolescência e por consequência acabam se apaixonando um pelo outro.

Apesar de já ter ouvido e lido vários comentários positivos em relação à esse livro, tenho que confessar que eu não estava tão confiante em relação à ele. Mas quando eu comecei a lê-lo eu simplesmente não podia parar, Sarah tem uma ótima escrita, ela soube conduzir os acontecimentos da história muito bem. Talvez a unica coisa que tenho a reclamar é do excesso de incerteza que Auden tinha, e as vezes isso me deixava muito brava, mas foi possível acompanhar o amadurecimento da personagem durante a narrativa.

A caminho do verão discute bons assuntos, e entre eles estão: relacionamento familiar, amizades, amor e valores. Também adorei as características dos personagens e pude me identificar com alguns deles. O cenário construído foi, na minha visão, perfeito. Um lugar onde qualquer um gostaria de passar as férias tranquilamente. 

E antes de terminar eu gostaria de destacar mais uma coisa interessante de Sarah Dessen neste livro, ela não deu tanto enfoque ao romence dos personagens, o que significa que qualquer um pode ler sem reclamar pois a autora soube equilibrar bastante as coisas. Por mim, este livro está mais do que recomendado, acredite, ele ótimo para ler em fim de semana qualquer.
Mas um verão pode mudar tudo.
-Bruna Alves 

9 comentários:

  1. Ainda não li nada da autora, mas só vejo elogios a ela. Não conhecia esse livro ainda mas me interessei por ele. A capa é linda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!

    É ótimo quando um livro nos surpreende dessa forma, não é? Eu também nunca esperei muito dos livros da Sarah. Ouço falar muito bem, mas sabe quando falta aquele Q pra deixar você louca pela leitura? Nunca tive isso!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica. Parece ser bem legal esse livro. Bom saber que o romance é bem dosado para não ficar chato. Vou ler assim que puder.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( Se puder, segue lá)

    ResponderExcluir
  4. Só ouço elogios quando o assunto é a escritora Sarah Dessen, apesar de escrever uma linha de história que não chama muito minha atenção, acho que me arriscaria a ler um dos livros dela em um final de semana. Adorei sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, pois sempre tive muita vontade de ler os livros da Sarah e esse é um deles. Sei lá, acho que ela parece ter um estilo leve, sabe? E espero poder em breve conhecer alguma de suas histórias.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ah, Sarah Dessen é uma autora que todo mundo fala bem e só por causa disso eu tenho uma super vontade de ler.
    Essa dosagem que ela tem é o que mais me atrai. Poucos autores conseguem.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da autora, mas todo mundo fala bem da Sarah Dessen! Fiquei mais curioso ainda.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da Sarah, mas sempre vejo bons comentários, espero ler em breve
    amei a resenha.
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas é um que eu quero desde que foi lançado. A capa é linda e a história parece ser maravilhosa. Nunca li nada da autora.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir