6/29/2013

Resenha: Um Porto Seguro

Titulo: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito
Paginas: 384
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Resenha: Um Porto Seguro é mais um livro surpreendente do Nicholas Sparks. Eu sei que devo dizer isso em quase todas as resenhas que faço dos livros do Nicholas, mas acontece que cada um me surpreende de um jeito. Os assuntos abordados em cada livro são reais, e podemos nos identificar em algumas situações.

Neste Nicholas conta a história de Katie, uma mulher misteriosa que se muda para Southport na Carolina do Norte. E que lá ela vai conhecer (involuntariamente) Alex, um viúvo que tem dois filhos maravilhosos e também vai conhecer Jo, uma vizinha dona de uma personalidade incrível, e que vai ter um papel importante para os acontecimentos que se segue na história.

O passado de Katie a atormenta todos os dias, mas o que vai ajuda-la a superar seus medos é Alex. Ele é dono de um mercadinho popular na cidade, onde Katie sempre faz compras. Ela prometeu a si mesmo que não teria nenhum tipo de relacionamento com alguém, pois o seu passado a traumatizou. Mas vai ser impossível evitar qualquer tipo de relacionamento com Alex, ele é uma pessoa incrivelmente gentil, atencioso e que vai começar a se importar demais com Katie. O que pra ele é uma experiencia diferente, já que não teve um relacionamento com alguém desde que perdeu sua esposa.

Com o passar do tempo o relacionamento entre Katie e Alex vai ficando mais forte. Katie passa a confiar mais em Alex e toma sua família como dela também. Jo, a vizinha de Katie, estará sempre por perto dando conselhos e apoiando sempre que for necessário.

Em paralelo temos Kevin, um investigador  que foi deixado pela esposa (Katie) e que vai gastar toda sua energia para encontrá-la. Ele é completamente controlador e não permitia que sua mulher tivesse uma vida social, e sempre que se irritava batia nela. Suas ideias são bem malucas, eu me impressionei bastante com o jeito que Nicholas construiu esse personagem. Kevin é praticamente um psicopata, com ideias sem nexo. Eu acredito que não deve ter sido muito fácil criar o Kevin, foi com certeza, um dos personagens mais bem construído do Nicholas neste livro.

Um Porto Seguro tem um final surpreendente. Eu me emocionei bastante. Este é um livro que fala sobre confiança, amizade e trata de um assunto bastante delicado, que é a violência domestica. Nicholas consegue mostrar com perfeição como é a vida da mulher que é violentada pelo marido. Ele consegue transmitir bem quais são os sentimentos que passam na cabeça de cada personagem. E os cenários da história também são muito bem descritos.

Não  vou dizer que esse é o meu livro favorito do Nicholas Sparks, pois ainda não li todos. Mas quero dizer que essa história me marcou bastante. Vale a pena ler.



Um Porto Seguro também ganhou sua versão em filme, claro que não é tão bom quanto ler o livro. Alias nenhum filme é tão bom quanto ler o livro. Mas o filme de Um Porto Seguro também é emocionante e surpreendente. 

Confira o trailer abaixo:



-Bruna Alves

7 comentários:

  1. Terminei o livro antes de ontem, e como vc achei surpreendente. Eu já li bastante Sparks (não todos, mas bastantes) e esse é um dos melhores (nao chega a ser o favorito, mas sem dúvida foi muito bom).

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho o livro... O filme que estou doida para ver.Minha amiga que viu amou!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro
    Mas foi mesmo por falta de tempo, pois já tenho ele aqui
    E amei sua resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. No livro O Guardião ele também cria um personagem muito complexo, a história passa de romance para thriller muito rápido.

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler o livro hoje, ameei! Mas acho que talvez de pelo fato de ter visto o filme antes, eu preferi o filme. Mas o livro é ótimo, aborda um tema muito interessante. Amo os livros do Nicholas, mas até agora, o meu preferido é Querido John.

    ResponderExcluir
  7. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir