6/15/2013

Resenha: Charlotte Street

Titulo: Charlotte Street
Autor: Danny Wallace
Editora Novo Conceito
Paginas: 400
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da "Charlotte Street". E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

Resenha: Charlotte Street conta a história de Jason Priestley, um ex professor e que agora trabalha como critico de cultura em um pequeno jornal de Londres, que se chama London Now. Ele mora em um apartamento junto com seu amigo Dev, um cara que entende tudo sobre games. Jason vive uma vida comum  e se sente infeliz por ter perdido a Sarah, sua ex namorada.
E quando não está escrevendo suas criticas, ele está seguindo a vida de Sarah pela internet, mesmo sabendo que isso só piora as coisas.

Mas em um certo dia, um dia como qualquer outro, Jason está parado na esquina da Charlotte Street e lá ele ajuda uma Garota a colocar suas sacolas dentro do táxi. E por acidente ela acaba esquecendo uma câmera descartável nas mãos de Jason. A partir disso ele começa uma busca incessante por essa Garota. No começo ele resiste a ideia de revelar as fotos que estão nessa câmera, mas seu amigo Dev o convence de que é importante que ele revele, porque o destino está a seu favor.

Durante a busca pela Garota, Priestley conhece algumas pessoas que se tornarão seus amigos, e o ajudarão com a procura. E ele também reencontrará um ex aluno da escola em que trabalhou. Esse aluno, chamado Matt, terá um grande papel nessa história. Ele fará com que Jason reflita um pouco mais sobre a sua vida. 
Matt começa a lembrar Jason das palestras que ele dava na escola, e começa lembrar também de algumas frases que Jason costumava usar com os seus alunos. E uma delas era "Fazer acontecer".

Jason começa a se perguntar se ele está fazendo acontecer em sua vida, se ele está progredindo e se ele está conseguindo alcançar seus objetivos. Jason é uma pessoa imatura e de certo modo egoísta, ele passará por altos e baixo até entender de fato que sua vida tem que seguir em frente. E essa Garota, a Garota de Charlotte Street, o fará querer seguir em frente.

A escrita de Danny Wallace é incrivelmente deliciosa e inteligente. Esse livro foi completamente diferente do que eu esperava. O livro é narrado em primeira pessoa, e foi meio que engraçado acompanhar a visão dos personagem principal em relação aos acontecimentos em sua volta.

Esse livro me fez refletir um pouco sobre a minha própria vida, me fez pensar sobre "Fazer acontecer", será que estou fazendo acontecer em minha vida?! E por incrível que pareça eu comecei a me questionar junto com o personagem Jason. Confesso que no começo eu dei uma dasanimada na leitura, justamente por não ser aquilo que eu esperava que fosse. Mas depois que eu entendi a verdadeira mensagem que a história passa, eu simplesmente me apaixonei pelo livro.

Charlotte Street fala bastante sobre amadurecimento e também nos ensina que não podemos desistir só porque uma coisa deu errada. Temos que correr atrás dos nossos sonhos, temos que insistir, temos que amar, e principalmente, temos que valorizar cada momento de nossas vidas, porque eles são únicos.

Gostaria de colocar aqui, um dos meus trechos favoritos do livro:


''Eu estava parado na esquina da Charlotte Street quando tudo aconteceu. Acho que eram seis horas, e uma garota — é, porque você e eu sabemos que tem uma garota; tinha que ter uma garota; sempre tem uma garota..."

-Bruna Alves

5 comentários:

  1. Eu tenho bastante curiosidade por esse livro, mas ainda não comprei, espero que logo possa fazer isso, enfim...

    Adorei sua resenha sua fofa!

    Beijinhos.
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, gostei bastante do que você falou da mensagem e que te fez refletir.

    Um livro que nos muda, que nos toca, eles realmente valem a pena. Ainda que a sinopse não tenha me chamado muito a atenção, isso que vc falou me interessou.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, já faz um tempinho que tenho curiosidade para ler esse livro, fiquei com mais vontade agora *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Eu quero ler o livro, mas acabei adiando a leitura por medo de me decepcionar. Varias das resenhas que li falavam o mesmo que você: que era uma proposta diferente da que esperavam e tal. Aí preferi deixar pra ler depois, pra controlas as expectativas.

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me surpreendeu bastante. E como amei ler esse livro, uma mensagem linda!

    ResponderExcluir