2/27/2013

Resenha: O Preço De Uma Lição

Titulo: O Preço De Uma Lição
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora Novo Conceito
Onde Comprar: Saraiva

Sinopse: Os meninos são, sim. capazes de amar.
"Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com ele e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram."

Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que - ao contrário do que dizem algumas garotas - os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais transformações que o amor pode provocar na gente? o que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Resenha: O preço de uma lição é um romance muito bem escrito por Federico Devito e Gutti Mendonça. Com palavras simples de compreender, este livro conta a história de um rapaz (cujo o nome não é citado em nenhum momento) que desde criança tem um grupo de amigos (Paulinho, Claudia e Manu) que se autonomeiam "Quarteto 21" porque todos fazem aniversário no dia 21 de algum mês. E apesar da amizade forte que é cultivada entre eles, a vida acaba os levando por destinos diferentes.
Em sua adolescência o personagem teve vários relacionamentos que não deram certo. Mas com 20 anos ele conhece Juliana e uma festa com os amigos, e a partir desse dia ele soube que ela seria o grande amor da sua vida. Só que o "problema" é que juliana tem 15 anos e eles vivem em cidades diferentes.
A partir disso vamos acompanhar a luta dos dois para trilhar essa história de amor. Ele batalhando em seu emprego e ela se preparando para o vestibular, e assim se desenvolve um relacionamento entre altos e baixos.
Apesar dos dois terem uma relação perfeita e sem brigas o personagem principal começa a cobrar de Juliana coisas sem sentido. E isso começou a desgastar a relação e por consequência ele vem ao fim.
Quase em estado de depressão, o personagem não consegue lidar com o fim do romance pois seu amor por Juliana ainda existe. E é nessa hora que os amigos do "Quarteto 21" volta para resgatar o nosso personagem. Eles o ajuda a superar o fim de seu namoro e a voltar a lutar pelo o que quer.
A história é boa, apesar de ter alguns pontos que me deixaram sem compreender o porquê, como por exemplo, o nome do personagem principal que não é citado durante a história. Eu realmente não entendi qual era o objetivo disso, mas o livro terá continuação então talvez possamos entender o porquê.
Faltou um pouco mais de demonstração de sentimento da parte de Juliana, tive a impressão de que somente ele era quem lutava para salvar a relação entre os dois. Eu gostei da história, mas esperava um pouco mais do seu desenvolvimento e principalmente do seu final.
Posso lembrar que esse livro é apenas a primeira parte da história, e esperamos ansiosamente por essa continuação.
Termino essa resenha com uma das frases que mais gostei e que dá sentido a toda história:
"Às vezes, amar muito não basta."

2 comentários:

  1. Olá amiga.
    Muito legal seu espaço e com incentivo a leitura fica melhor ainda e com certeza será um sucesso.
    Já estou seguindo

    Abraços,
    RioSul

    ResponderExcluir